domingo, 3 de janeiro de 2016

Os 11 adorados!

Se 2014 eu assisti poucos filmes, em 2015 não foi diferente. Consegui ver menos do que gostaria. Porém, ainda acho que vi uma quantidade suficiente em vista da maioria dos filmes lançados e os que realmente me interessavam.
Como sempre digo, essa é a minha lista, de acordo com meu gosto.
Esse ano não irei fazer a lista dos piores, dando o meu parecer. E olha que vi muita coisa que foi ruim. Apenas vou listar o que achei ruim ou mediano.
Então vamos lá!

MELHORES DE 2015

OS OITO ODIADOS
Não é o melhor filme do Tarantino, mas é um dos melhores do ano com certeza. Os diálogos continuam sendo o forte do cineasta, porém aqui ele vai além e consegue manter a atenção praticamente numa locação única, onde qualquer outro sem muito traquejo com atores poderia deslizar feio.  E pra variar ele consegue "desenterrar" sempre alguém dando um gás na carreira. Dessa vez foi Jennifer Jason Leigh que brilhou, ao lado de Kurt Russel e claro Samuel L. Jackson.

EX-MACHINA
Te deixa totalmente desnorteado. Chega um momento que desconfia-se totalmente que existem humanos no filme. Uma das preciosidades do ano.

MAD MAX - Fury Road
Nunca desconfiei que Geroge Miller tinha perdido o mojo. Até mesmo nos seus filmes "infantis" é possível ver que a chama ainda estava acesa. Um bom cineasta se mostra em qualquer situação. 

KINGSMAN
Filme de 2014 que só vi em 2015. Divertido e inesperado.

WE ARE STILL HERE
2015 não foi um ano muito bom para os filmes de horror, com muitos filmes abaixo da média que nem valem entrar na lista de piores, porém sempre um se sobresaí. E é o caso de We are still here. Sem nenhuma complexidade, entrega um clima tenso e assustador. Aproveita para resgatar a antiga "scream queen" Barbara Crampton com maestria.

KUMIKO, THE TRASURE HUNTER
Outro filme de 2014 que só consegui depois. Kumiko é uma fábula moderna, triste e esperançosa ao mesmo tempo. Não deixa aquele nó na garganta no final, apesar de tudo.

STAR WARS - O Despertar da Força
Justamente pelo que muitos estão falando mal, inclusive o ex-dono da bagaça, é o porque de eu ter gostado e muito desse filme. Resgatou tudo o que havia sido perdido com a trilogia "nova". Aquele ranço 3D fake, personagens mal desenvolvidos, tramas bobinhas foram deixadas de lado em nome do romantismo dos antigos filmes. E pela quantidade de adultos e crianças no cinema assim como a bilheteria, não resta dúvidas que era isso que todos esperavam. Eu inclusive.

VINGADORES - A Era de Ultron
Fecha-se um ciclo no MCU com esse filme. E de forma grandiosa. Joss Whedon aguentou o tranco e entregou um filme enxuto e honesto com o que a Marvel vem fazendo no cinema. O que virá a partir daí só depende deles mesmos.

HOMEM-FORMIGA
O que esperar de um filme que nada se espera? É exatamente esse tipo de filme que sempre acaba impressionando. Foi assim com Homem-Formiga. Assim como Guardiões da Galáxia ano passado, veio sem intenção nenhuma, apenas para somar e acabou surpreendendo.

FINAL GIRLS
Outro filme que eu não esperava nada. Não é um grande filme, mas entrega exatamente aquilo que vende, e isso hoje em dia é raro. Trailers e mais trailers vendem algo que não chega aos pés das expectativas até dos menos exigentes. Final Girls é bobo, simples, mas divertido e brinca com a sua simplicidade.

HOWL
Não podia deixar de fora um filme de lobisomen, certo?! Ainda mais quando eles são tão espertos a ponto de armar uma emboscada perfeita. 


E QUEM QUASE CHEGOU LÁ?
E pra variar, tiveram aqueles que tinham tudo para estar na lista de melhores, mas por um pouquinho não entraram. Alguns mereciam, mas de certa forma me incomodaram um pouco, seja na trama geral ou no terceiro ato banal ou até na falta de capricho em algumas partes. Vamos aos "runner-ups":
The Revenant - Baixou o Terrence Malick no Iñarritu. É basicamente um filme de vingança, com um esforço glorificável de Leonardo Di Caprio. Esforço que podemos fazer uma analogia a sua busca pela estatueta da Acadêmia. Vale sim, mas vale mais ainda a atuação certeira de Tom Hardy.
Scicario - Desperdício de talento de Emily Blunt num personagem mal desenvolvido. Final capenga.
007 Contra Spectre - Uma aventura digna de Roger Moore, mas bem orquestrada. Só.
Jurassic World - Resgata assim como o Despertar da Força, o clima original. Por pouco não chegou lá.
Deathgasm - O filme começa enfiando o pé na sua cabeça e no terceiro ato, perde totalmente o gás, entregando um clímax fraquinho pelo que se aguardava.


MAIORES DECEPÇÕES DE 2015
Chappie
Exterminador do Futuro - Genysis
Knock Knock
Maggie
Pan
e a maior decepção de todas: Crimson Peak