sexta-feira, 12 de junho de 2009

Terminator - Salvation


Confesso que nunca imaginei que iria ver isso, mas McG conseguiu fazer um filme! E não é um filme qualquer, é simplesmente o melhor filme do ano até agora. Já entra na minha lista de 50 melhores filmes de ficção e bem lá na frente. Muitos críticos elogiaram com resalvas, dizendo que ele leu de trás pra frente a cartilha de James Cameron, utilizando elementos dos dois clássicos, Terminator e Terminator 2 - The Judgement Day. A verdade é que, sim ele utilizou esses elementos, pois eles são essenciais ao filme, e não adianta falar que qualquer diretor faria o mesmo, pois Jonathan Mostow teve a mesma oportunidade em T3 e não a aproveitou. T4 é uma verdadeira obra de arte em reverência ao dois primeiros filmes, e McG não poupou referências, muito bem encaixadas em várias partes, sobrando espaço até mesmo para o bom e velho T-800 (sim, o Swarzza, de uma forma que faz vc pular da cadeira). Toda a mitologia criada em torno da Skynet e de John Connor é contada com maestria, e amarra-se perfeitamente com a história e detalhes criados por Cameron, taí outra coisa que não foi aproveitada por Mostow em T3. Mas o grande trunfo de T4 não é apenas a direção de MCG. Um ator em especial rouba o filme totalmente. E não rouba o filme de qualquer um não, ele rouba o filme de ninguém menos que Christian Bale. Estou falando de Sam Worthington. Guarde esse nome, pois só este ano ele está em 3 grandes superproduções: T4, o Remake de Fúria de Titãs e o "revolucionário" Avatar.
Sam é o nome do filme. Sua atuação é perfeita, conseguindo passar a dubiedade de sua existencia, conquistando assim não só os personagens do filme como a platéia. Christian Bale deve ter percebido isso, e quem sabe foi esse o motivo de seus "chiliques" nas filmagens. Não que isso degrade sua atuação, que também é correta, mostrando um John Connor centrado em sua missão, quase beirando a obsessão.


O filme foi muito feliz em ter um elenco de primeira, muito bem entrosado e um diretor que sabia desde o começo como fazer que o filme remetesse diretamente aos seus anteriores (esqueçam o T3). E os efeitos? São definitivamente os melhores que vi atualmente. McG optou por não utilizar efeitos aos montes e onde os encaixou, ficaram perfeitos. Tudo o que vc espera de um filme do exterminador do futuro está lá: T-800, linha de montagem com direito a metal derretido, grandes explosões e perseguições alucinantes. Depois desse filme, McG cresceu muito em meu conceito, e tenho certeza que James Cameron está feliz. E Jonathan Mostow deve estar escondido debaixo da cama, com vergonha.

2 comentários:

Astronauta Solitário disse...

Assisti ao filme e concordo plenamente com tudo.
A produção e direção mostraram preocupações que foram sisplemente esquecidas em T3, que não faz jus à franquia Terminator!

O 'Swazza' foi mesmo bem legal e Christian Bale tem de se reiventar. Seus personagens estão ficando um pouco 'iguais'...

Gostei muito do texto!

RonaldoHR disse...

Eu tava meio desconfiado do filme, mas agora vou dar uma chance.